top of page

Atividades Pedagógicas

Funchal, 31 de Outubro de 2013

Atividade da bola

   Durante o período das atividades orientadas pedagógicamente, as crianças estiveram em contacto com uma bola vermelha não muito dura e com uma dimensão média. As crianças  sentaram-se de maneira a formar uma roda e a bola ia passando de mão em mão.

   Estas exploravam o objecto através do tacto, agarrando-a, tocando-a e levando-a para a boca, a educadora também estava a dar enfâse à palavra “bola” enunciando-a várias vezes para que as crianças repetissem aprendendo deste modo o nome associado ao objeto.

    Sendo assim esta simples atividade permitiu que a criança estivesse em contacto tanto com estímulos tácteis como estímulos sonoros que permitem enriquecer o desenvolvimento da criança.

 

Funchal, 24 de Outubro de 2013

História com texturas

   Neste dia houve mais uma atividade orientada pedagógicamente que visava sobretudo a diversão bem como a exploração de várias texturas. Foi contada uma história composta por diversas texturas associadas a objetos e a animais.

      As crianças reuniram-se no tapete para ouvir a história e no decorrer do conto o livro passou pelas crianças para que estas pudessem sentir as texturas expostas no mesmo, estas mostraram-se motivadas pois era algo diferente no seu quotidiano apesar de estarem em constante exploração.

Funchal, 07 de Novembro de 2013

Cores de Feltro

      Neste dia, uma das atividades realizadas com as crianças consistiu em desenhar com cores de feltro, fomentando assim a exploração de um novo material, desenvolvendo assim a motricidade fina.

   Visto que as crianças são muito pequenas e a sua atenção neste tipo de atividade dura poucos minutos, a educadora tomou a decisão de fazer a atividade individualmente para que a criança estivesse mais à vontade e também mais concentrada, enquanto as outras crianças brincavam na sala-parque. O resultado final foi naturalmente uma folha cheia de riscos.

 

 

Funchal, 07 de Novembro de 2013

História

     Uma outra atividade consistiu na leitura de um livro. Mais uma vez, tendo em conta a idade prematura das crianças, estas não conseguiam ainda estar atentas até ao fim da história.

     Para cativar a sua atenção, a educadora contou a história de forma expressiva, com momentos de suspense, e imitando os sons dos animais. Ainda assim as crianças mostraram-se desatentas e inquietas, o que é normal neste tipo de idades.

 

 

bottom of page