top of page

     O grupo de crianças onde desenvolvemos as aulas práticas é formado por 10 crianças: 5 meninas e 5 meninos, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 meses de idade.

         No que respeita à integração do grupo, segundo a educadora da sala, esta foi realizada de forma gradual, para que as crianças não se sentissem abandonadas pelos pais. Houve choros e birras, devido à ansiedade da separação e quase todas procuraram segurança emocional no pessoal da sala ao seleccionar um dos adultos elementos  fundamentais de interação. Duas das crianças não queriam ser "incomodadas" pela equipa e só se aproximaram mais tarde, quando se sentiram mais calmas.

         De todas as crianças, apenas três ainda não sabem andar mas já exploram de pé, agarradas aos móveis e às paredes, o meio que as envolve.

       

        

 

Caracterização do Grupo

      Notamos, pela observação que realizámos que este é um grupo que gosta muito de ouvir música, quer seja de CD’s ou músicas cantadas por nós. Quando se diz: “vamos para o tapete” alguns elementos do grupo já se mostram autónomos para arrumar algumas peças nos devidos lugares e depois dirigem-se para o local em questão. Aqui, sabem que vamos cantar canções e ler uma história (de preferência com som). Para realizar estas ações já conseguem sentar-se concentrados por curtos períodos de tempo.

      Em algumas brincadeiras nota-se alguma aproximação entre as crianças, embora cada um ainda brinque muito para si próprio (característica desta faixa etária). O grupo em geral é relativamente calmo embora entrassem em conflito uns com os outros com alguma frequência porque, aos poucos, vão-se apercebendo que há mais alguém a ocupar o seu espaço, a partilhar os afectos e os "miminhos".

      A nível da alimentação todas as crianças requerem a ajuda do adulto mas algumas já demonstram interesse em pegar na colher e levá-la à boca. Podemos afirmar que através da rotina diária as crianças vão demonstrando mais autonomia e já associam os espaços com as actividades que pretendemos realizar. Por exemplo: tapete – sentar-se para ouvir uma história.

     No repouso já quase todos adormecem rapidamente, necessitando cada vez menos da presença do adulto e dormem por um período mais longo. Este é um grupo muito activo no que diz respeito à exploração dos objetos e brincadeiras o que exige constantemente a presença dos adultos e que em troca nos oferece os seus sorrisos que nos cativam a todas.

bottom of page